Alunos com deficiência
Há alguns anos trabalhei com alunos com deficiência na Escola Municipal Duque de Caxias em Irecê na Bahia e tive alunos que jamais irei esquecer como Lucas, um estudante com deficiência mental e que não conseguia ficar na sala regular, então sempre me procurava para ficar comigo. Esse ano de 216 foi desafiador, porém conseguir inserir esse aluno no espaço escolar, embora, havia muita rejeição por parte da educadora.
Nesse ano de 2024, encontrei um aluno com síndrome de down associado a outras deficiência que, sem sombra de dúvida foi o meu maior desafio enquanto coordenadora da Escola Clarice Nunes da Gama em São Gabriel na Bahia. O estudante chegou a escola foi matriculado num sexto ano. a chegada desse aluno a escola foi "desafiadora". Ele não queria entrar na sala, se jogava pelo chão e de lá ninguém tirava. Fomos aos poucos fazendo com que ele entrasse na escola, porém, a ajuda que ele precisava era para tudo, não tinha autonimia nem para comer.
Esse foi o caso mais desafiador, porém o mais especial. Esse estudante terminou o ano brincando com os demais, já realizava alguma atividade de recorte e colagem, comia com suas próprias mãos, estava iniciando ir para o banheiro, o que antes não fazia. Essa é a prova de que todos aprendem de alguma forma, só precisa de acolhimento, carinho e atenção