quinta-feira, 26 de julho de 2012

Coreografia

O primeiro ano da Escola Municipal Duque de Caxias nesta quinta-feira (26-07) apresentou uma coreografia da historinha de Chapeuzinho Vermelho, Foi um momento muito significativo na hora das apresentações da abertura dos trabalhos. Esse momento na escola tem sido cada dia mais significativo, pois, os pais tem entrado na escola e assistido os momentos da abertura da aula.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

O dia do amigo

No dia do amigo resolvemos realizar uma comemoração com os alunos para ver se eles assimilam o valor da amizade. Foi no finalzinho da tarde e o momento contou com teatro de bonecos, coreografias, músicas, dança e também teve pipoca. A turma esteve envolvida com as apresentações e foi muito legal.
Veja algumas imagens desse momento:

                                                Coreografia de uma música



                                               Olha a pipoca aí, gente

Roda de história

As alunas da UNEB em parceria com o primeiro ano da pró Jalcineide viveram um momento divertido com a coreografia do texto Pedro Limpo, Pedro Sujo. Os alunos se divertiram e ficaram todos atentos ao final da história. A aula tinha como objetivo discutir com os alunos as questões de higiene e propor formas de estar trabalhando as questões de higiene em sala de aula. As estagiárias estão trabalhando um projeto sobre regras de higiene e, essa foi uma etapa desse planejamento.
Pedro é um menino que não gostava de tomar banho, por mais que sua mãe pedia, implorava, Pedro não banhava. Um dia a mãe dele resolveu deixar Pedro de lado e não mais insistir para que Pedro tomasse banho e o menino sentiu-se incomodado com isso e resolveu mudar. Deixou de ser o Pedro Sujo e passou a ser o Pedro Limpo.
Veja algumas imagens

Roda de história


História contada pela estagiária da UNEB - Pedro Limpo, Pedro Sujo


                                                Olha aí o Pedro Sujo
                                                       Continuação da história

Momento de abertura

A abertura dos trabalhos da Escola Municipal Duque de Caxias tem sido um momento muito gratificante de troca de informações. Os alunos tem participado com coreografias, músicas, danças.  Os professores tem também contribuído de forma decisiva para o bom andamento das aulas. A cada dia temos mais alunos participando e também os pais tem assistido e foram convidados a também a dar sua contribuição nos momentos de abertura.
Veja algumas fotos desse momento:

Na sala do primeiro ano, momento da história na abertura dos trabalhos


O poeta Cláudio recitando poesia ( Cláudio faz parceria com a escola é estudante da UNEB)
Momento de abertura coletiva com os alunos


sexta-feira, 20 de julho de 2012

A abertura dos trabalhos

Quando os nossos alunos chegavam a escola, entravam diretamente para sala de aula, sem qualquer informativo ou ações que viessem ajudá-los a refletir sobre aquele momento. Foi solicitado dos professores que fizessem os momentos de abertura com informes, apresentações teatrais, momento para histórias e também apresentações dos trabalhos produzidos pelos alunos em sala de aula, relato do que foi feito com ou sem o UCA mas que tenha sido significativa. Vem acontecedo com muitas coisas interessantes. Em breve estarei mostrando alguns eventos importantes desse momento. 

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Selo UNICEF

A cidade de Irecê na Bahia está concorrendo ao Prêmio do Selo Unicef, que poderá vir fruto de um trabalho das escolas no ano de 2011. Nessa quinta feira (12/07), aconteceu no espaço UFBA a apresentação dos trabalhos realizados pelo município e a Escola Municipal Duque de Caxias também fez parte desse movimento. Montamos nossa oficina e apresentamos os nossos trabalho.
Veja alguns momentos da nossa escola

As nossas aluna representando as afro-descendentes



A cultura da áfrica, enfeites e pintura de cabaças



O trabalho com mandalas
 mandalas e a girafa um dos animais da áfrica

Animais da África



As cabaças e na mesa miniaturas realizadas com argila


O trabalho com pinturas em telhas e palhas de coco


terça-feira, 10 de julho de 2012

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Projeto para o segundo semestre

Nesse semestre a Escola Municipal Duque de Caxias irá trabalhar com o projeto: Criança cidadã, construindo e revivendo valores. O projeto tem como Tema geral: Escola Promotora de Bons Hábitos e Boas Maneiras: O aprendizado de valores, base para a formação do cidadão. 
Dentro desse tema e subtema iremos desenvolver atividades de pesquisas, produção de conhecimentos utilizando o UCA. Veja algumas das sugestões que temos para a unidade, sendo que elas serão etapas de uma gincana que culminará no mês de setembro:
1 - Trabalho com o folclore, sendo que para a gincana, teremos a apresentação dos trabalhos produzidos  em aula com o UCA, valendo uma devida pontuação;
2 - Confecção de um livro, sendo que cada grupo irá desenvolver projetos relacionados a um determinado gênero textual, como:
Primeiro ano - cantigas de rodas, parlendas
Segundo ano - fábulas
Terceiro ano - contos
Quarto ano -  lendas
Quinto ano - poesias 
3 - Apresentação sobre meio ambiente ( músicas, poesias, dramatização, teatro, outros);
4 - Brincadeiras:
Qual é a música?
Música com palavras chaves;
Quebra-cabeças
Jogo da memória
Dominó e bingo
5 - Pinturas, dobraduras e recortes
6 - Elaboração de textos espontâneos
7 - Trabalho com reciclagem, passeatas
8 - Palestras
9 - confecção de painéis e cartazes.

Em breve, enviaremos o projeto para que possa ser analisado. 
 

 

quarta-feira, 4 de julho de 2012

A caatinga

As turmas do primeiro ano da Escola Duque de Caxias, trabalhando em parceria com o projeto A Duque no Centanário de Luiz Gonzaga, trouxe o tema A caatinga como forma de trazer para os alunos uma realidade bem próxima como o nome das plantas da nossa vegetação.
Nas aulas foram utilizados vários momentos: primeiramente a pró propôs uma entrevista sobre quais plantas faziam parte da nossa vegetação. Num segundo momento apresentaram plantas de caatinga utilizando o data show. Nesse momento foi explorado o nome das plantas bem como sua imagem, sempre relatando quais elas conheciam e para que serviam.
Utilizaram o UCA tanto como forma de pesquisa sobre plantas, leitura e escrita de nomes de plantas, leitura de imagens com o UCA, observação e análise das funções dessas plantas.
Houve também uma comparação de algumas situações como as plantas no período de seca e como elas ficam quando chovem,
O encerramento foi como já relatado anteriormente, com o passeio a área da ESAGRI.