terça-feira, 26 de julho de 2011

MÓDULO III DO PROJETO UCA

Atividade II


É relevante estarmos refletindo sobre a freqüência e a qualidade dos questionamentos em sala de aula. No geral, as pesquisas indicam que a cada minuto um educador realiza entre duas a três perguntas por minuto em sala de aula. Eu não tinha ainda pensado nesse fato. Depois da leitura do texto Perguntas inteligentes e, de algumas pesquisas que fiz sobe o tema, comecei a me fiscalizar e percebi que quase o tempo todo gente pergunta e, também os alunos questionam.
Das perguntas sugeridas, quase todas são utilizados no contexto escolar que apelam para a memória, as que recordam fatos, as individualizadas, mas também as desafiadoras. Quando o trabalho é com projeto vê-se mais claramente a valorização dos conhecimentos prévios dos alunos, como também as perguntas são bem mais elaboradas e desafiadoras. O trabalho com metodologia de projeto para mim é uma das ações propostas pela escola que tanto valoriza a cultura do aluno como também instigá-los a procurarem respostas inteligentes dentro da sua zona de desenvolvimento, uma vez que vai trabalhar a partir da vivência do aluno.
Com o módulo II tivemos a oportunidade de elaborarmos um projeto para trabalhar com o ukinha. Não que ainda não fizéssemos isso, mais especialmente para o trabalho com pesquisas. Nós educadoras do segundo ano pensamos em como atrair nossos alunos, já que são ainda tão pequenos. Começamos a pesquisar e aí resolvemos trazer para o contexto alguns questionamentos que surgiam em nossas aulas. Os alunos sempre indagavam sobre as formigas que apareciam em casa nas coisas doces e num João de barro que faziam sua casa na sala. Decidimos aguçar a curiosidade das nossas crianças e, está superdando certo. Esperamos ampliar nossos conhecimentos no terceiro módulo e, vamos investir mais nessa metodologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário