Diretora - Mariene
Vices - Gardênia, Jú Paiva
Coordenadora - Enilza Martins
O quinto ano da pró Marisete tem realizado um trabalho belíssimo com relação a leitura, escrita, reflexão e reconto do se mesmos. Uma das atividades que achei importante foi a leitura compartilhada de uma conto de assombração do livro " Sete histórias para sacudir o esqueleto". Foi um leitura com paradas, instigando desde o tema, em algumas partes suspeitas e eles participaram com firmeza. Em seguida eles foram pesquisar com o UCA outros contos de assombração, escolher aquele de sua vontade e ler.
Após iriam ler o conto selecionado algumas vezes. Em seguida eles fizeram a reescrita desse conto. Realizaram e realizaram a revisão coletiva.
noutro momento eles novamente utilizaram o UCA com o tux paint para ilustrar a história que criaram. Não foi realizado em uma aula apenas cada etapa foi realizada em uma aula diferente. Foi produtivo e os alunos demonstraram interesse na atividade. Em breve Marisete estará socializando com vocês as etapas.
O ponto forte desse tipo de trabalho é a questão da criatividade, que aparece no omento em que o professor instiga o aluno a pensar sobre o que vai acontecer agora, e também no momento da reescrita do texto, que aí o aluno pode também reescrever do seu jeito, inventar um outro final e esse trabalho pode ser feito em duplas ou mesmo coletivamente, com todos dando as ideias e o professor ou mesmo um dos alunos, colocando essas ideias no quadro por escrito. Depois essa revisão coletiva também é bem interessante.Essas coisas podem ser feitas no editor de texto do laptop da escola e projetadas com o retroprojetor, facilitando a escrita e reescrita. Se o professor optar pela produção individual pode usar os uquinhas, cada criança escrevendo seu texto no k word. Podem também no tux ilustrar o início, o meio e o fim da história, como forma de recontar através de imagens, que são muito importantes no letramento digital.E não fazer um desenho apenas. Esse material todo pode ficar no livrinho que a turma está produzindo.Achei muito interessante também que os alunos puderam pesquisar e escolher o conto que quisessem ler e que quisessem reescrever. Essa autonomia na leitura e na escrita também são muito relevantes para o letramento digital e desenvolvimento da co-autoria. Enilza incentive ela a publicar isso!
ResponderExcluir