A professora Lana Sobreira vem desenvolvendo um projeto de poesia com seus alunos do terceiro ano que culminará com a apresentação do livro produzido pelo grupo.Veja o projeto abaixo
ESCOLA: DUQUE DE CAXIAS
PROFESSORA; LANA SOBREIRA
PROJETO BRINCANDO COM AS PALAVRAS CRIANDO POESIA
ANO 3°
TURNO VESPERTINO
DURAÇÃO: II E III BIMESTRE
Justificativa
Pela
necessidade de desenvolver a leitura e escrita dos alunos do 3° ano C
da Escola Municipal Duque de Caxias,e também por acreditar que a poesia
pode permitir que os alunos se apropriem da linguagem literária de uma
forma lúdica pelo canto, pela mensagem, o encanto que existem nas
palavras. Nessa linha de pensamento é que foi elaborado esse projeto e
também pelo fato de perceber a disposição dos mesmos em participar da
referida atividade ,quando foi feito o levantamento dos conhecimentos
prévios dos alunos. Também para garantir aos alunos portadores de
necessidades educacionais especiais de aprendizagem, oferecer um
ambiente colaborativo entre professor e alunos no qual a capacidade de
cada educando seja respeitada e onde pode-se afirmar que todos tenham
oportunidade de aprender.
OBJETIVO GERAL
Familiarizar o educando com com a linguagem poética para que ele sinta prazer em ler, ouvir, produzir poemas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Adquirir conhecimento sobre o gênero literário poema
Conhecer a estrutura textual em questão
Ampliar o repertório literário
Recitar poesias explorando os recursos da oralidade.
Valorizar a sonoridade das palavras
Pesquisar sobre o gênero textual
Compreender a entonação em cada verso
Despertar o prazer pela leitura
Ler poesias de autores que escreveram e escrevem para o público infanto-juvenil
Conhecer e valorizar os poetas regionais principalmente os que escrevem para o público infanto-juvenil.
CONTEÚDO
Leitura
Característica do gênero textual: poesia
Pesquisa
Produção de texto e ilustração
Revisão ,coletiva, de texto
Revisão de textos produzidos
METODOLOGIA
Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos acerca do tema proposto
Apresentação do projeto aos alunos incentivando-os à participação
Levantamento de poesias e poetas que a turma conhece
Fazer uma lista dos autores preferidos da turma
Seleção de poesias pelos alunos
Organização de murais com poesias selecionadas pelos alunos
Declamação de poesias
Produção escrita, coletiva, e individual de poesias observando a estrutura textual
Pesquisa na internet de poesias infantis
PRODUTO FINAL
Sarau de poesias pelos alunos
AVALIAÇÃO
Ao
final do projeto, espera-se que os alunos conheçam as características
do gênero poético, diferenciando-o dos demais gêneros textuais.
RECURSO
Livros variados de autores de poesias infantis como: José Paulo Paes,
Cecília Meireles, Vinícius de Morais, Eva funari, Sergio Caparelli
entre outros.
Laptop, internet, caderno, atividades em suportes: folhas de ofício.
Nenhum comentário:
Postar um comentário