terça-feira, 22 de maio de 2012

Projeto de Poesia

A professora Lana Sobreira vem desenvolvendo um trabalho com projeto com o terceiro ano. Os alunos sentem-se motivados pois, são apresentados algumas situações de produção
ESCOLA: DUQUE DE CAXIAS
PROFESSORA; LANA SOBREIRA
PROJETO BRINCANDO COM AS PALAVRAS CRIANDO POESIA
ANO 3°
TURNO VESPERTINO
DURAÇÃO: II E III BIMESTRE

Justificativa

Pela necessidade de desenvolver a leitura e escrita dos alunos do 3° ano C da Escola Municipal Duque de Caxias,e também por acreditar que a poesia pode permitir que os alunos se apropriem da linguagem literária de uma forma lúdica pelo canto, pela mensagem, o encanto que existem nas palavras. Nessa linha de pensamento é que foi elaborado esse projeto e também pelo fato de perceber a disposição dos mesmos em participar da referida atividade ,quando foi feito o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos. Também para garantir aos alunos portadores de necessidades educacionais especiais de aprendizagem, oferecer um ambiente colaborativo entre professor e alunos no qual a capacidade de cada educando seja respeitada e onde pode-se afirmar que todos tenham oportunidade de aprender.

OBJETIVO GERAL
Familiarizar o educando com com a linguagem poética para que ele sinta prazer em ler, ouvir, produzir poemas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Adquirir conhecimento sobre o gênero literário poema
Conhecer a estrutura textual em questão
Ampliar o repertório literário
Recitar poesias explorando os recursos da oralidade.
Valorizar a sonoridade das palavras
Pesquisar sobre o gênero textual
Compreender a entonação em cada verso
Despertar o prazer pela leitura
Ler poesias de autores que escreveram e escrevem para o público infanto-juvenil
Conhecer e valorizar os poetas regionais principalmente os que escrevem para o público infanto-juvenil.

CONTEÚDO

Leitura
Característica do gênero textual: poesia
Pesquisa
Produção de texto e ilustração
Revisão ,coletiva, de texto
Revisão de textos produzidos

METODOLOGIA

Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos acerca do tema proposto
Apresentação do projeto aos alunos incentivando-os à participação
Levantamento de poesias e poetas que a turma conhece
Fazer uma lista dos autores preferidos da turma
Seleção de poesias pelos alunos
Organização de murais com poesias selecionadas pelos alunos
Declamação de poesias
Produção escrita, coletiva, e individual de poesias observando a estrutura textual
Pesquisa na internet de poesias infantis

PRODUTO FINAL
Sarau de poesias pelos alunos

AVALIAÇÃO

Ao final do projeto, espera-se que os alunos conheçam as características do gênero poético, diferenciando-o dos demais gêneros textuais.

RECURSO
Livros variados de autores de poesias infantis como: José Paulo Paes, Cecília Meireles, Vinícius de Morais, Eva funari, Sergio Caparelli entre outros.
Laptop, internet, caderno, atividades em suportes: folhas de ofício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário