terça-feira, 4 de setembro de 2012

Concurso de Xadrez

Nesse final de semana a Escola Municipal Duque de Caxias participou com dois alunos no concurso de xadrez a nível público e particular. A nossa aluna Anita do quinto ano da pró Marisete ganhou medalha de ouro. O professor Cláudio e Marisete e a aluna Anita estão de parabéns.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Dia do folclore



Dia 22 de agosto é dia do folclore, muitos dizem que é lenda, mas esse dia para mim foi maravilhoso. Cheguei na escola e já encontrei muitos cartazes com mensagens importantes para mim. não sabia que eu era muito querida. No recreio recebi meus parabéns e para mim já estava totalmente  realizada.
Mais muitas coisas ainda estavam por vir, logo após o recreio fui chamada na sala do UCA e nosso querido Gervásio montou o vídeo com a fala dos professores sobre a minha pessoa, nem sei se merecia tanto.
O mais que aconteceu vocês vão ver no vídeo abaixo:




Trabalhos da escola

Alguns eventos que tivemos na escola foram gravados e editados alguns vídeos desde o momento que realizamos a abertura até outros, envolvendo o processo de ensino aprendizagem dentro da sala de aula com o professor ou até mesmo elaborado pelos próprios alunos. Vejamos alguns desses momentos:


                                         Música e coreografia na hora da abertura e trabalhado na sala de aula


Momento da abertura




Apresentação sobre os dias dos amigos na escola

Momento da abertura

Dramatização sobre Pedro limpo, Pedro sujo




TRABALHO COM O UCA

0 professor de xadrez Cláudio está realizando um trabalho belíssimo com o UCA. No campo aplicativo. vá em eduSyst, em seguida em aprendizado infantil e em ferramentas de criação de mídias. Daí aparece a palavra suplementos, Clique nela e aparecerá uma janela com vários ícones de trabalho como o xadrez, o trabalho com o alfabeto utilizando a lupa, ampliando e reduzindo. Vá em catalogo de objeto e arrasta com o botão esquerdo. Aparece várias oportunidades.
O professor Cláudio vem trabalhando em todos os grupos com xadrez, ensinando o aluno a manusear as peças, jogando de acordo a necessidade da turma, pois o jogo é dividido por nível.
Outra opção riquissima de trabalho nesse mesmo aplicativo refere-se a aprender tocar o teclado com o UCA. além disso traz outras opções de trabalho divertidas como jogos,
Aproveitem e visite o aplicativo

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Colegiado Escolar

Ontem na Escola Duque de Caxias aconteceu a reunião com pais, representantes da escola, pessoal de apoio com o objetivo de escolher a chapa que irá direcionar o colegiado nos anos de 2012 e 2012. no momento a presidente em exercício explicou para os presentes a importância do Conselho e da participação dos pais para fortalecer ações dentro da instituição escolar. A chapa foi única e para presidente foi eleita Mariene Batista, para vice-presidente Gervásio Mozine, tesoureira Jeusita Paiva secretária Enilza Martins e os representates de pais foram escolhidos como membro do Conselho Fiscal. Espera-se que o colegiado seja atuante e que esses pais possam de fato fiscalizar o que a escola está fazendo com o dinheiro público, pois, tudo é muito aberto e limpo aqui na escola e os pais precisam saber  disso para que a  escola possa ser exemplo para a comunidade escolar

Cidadania

Escola Municipal Duque de Caxias
Diretora - Mariene
Coordenadora - Enilza Martins
Vices - Gardênia e Jú Paiva



Dando continuidade ao projeto "Educação e Cidadania" a pró Marisete escolheu o texto "Pinóquio para discutir algumas qualidades que um que  faz  um bom cidadão.
Realizou a leitura do texto com as turmas questionando o seguinte:

  1. o que é ser um bom cidadão
  2. Pinóquio era considerado cidadão exemplar
  3. e para vocês  quais características vocês nomeiam como bons cidadãos
Em seguida foi realizada a proposta para que os alunos produzissem um texto colocando qualidades nos personagens que eles acreditam serem de pessoas de boa índole.

No primeiro ano, foi lido a história, discutido oralmente sobre as qualidades e defeitos de Pinóquio. Em seguida cada aluno construiu o boneco de papela para representar Pinóquio.
O trabalho ainda está em fase de concusão, se possível comente e dê sugestões.

Projeto de Contos

Escola Municipal Duque de Caxias
Diretora - Mariene
Vices - Gardênia, Jú Paiva
Coordenadora - Enilza Martins




O quinto ano da pró Marisete tem realizado um trabalho belíssimo com relação a leitura, escrita, reflexão e reconto do se mesmos. Uma das atividades que achei importante foi a leitura compartilhada de uma conto de assombração do livro " Sete histórias para sacudir o esqueleto". Foi um leitura com paradas, instigando desde o tema, em algumas partes suspeitas e eles participaram com firmeza. Em seguida eles foram pesquisar com o  UCA outros contos de assombração, escolher aquele de sua vontade e ler.
Após iriam ler o conto selecionado algumas vezes. Em seguida eles fizeram a reescrita desse conto. Realizaram e realizaram a revisão coletiva.
noutro momento eles novamente utilizaram o UCA com o tux paint para ilustrar a história que criaram. Não foi realizado em uma aula apenas cada etapa foi realizada em uma aula diferente. Foi produtivo e os alunos demonstraram interesse na atividade. Em breve Marisete estará socializando com vocês as etapas.

Reunião com os representantes do conselho tutelar e juizado de menores

Escola Municipal Duque de Caxias
Diretora- Mariene
Coordenadora - Enilza
vices - Gardênia e Jú Paiva



Ontem na Escola Duque de Caxias houve um momento muito significativo para tratarmos de alguns assuntos que tem causado preocupação dentro do ambiente escolar como a violência, bulling, preconceito aos alunos com deficiência, baixo rendimento dos alunos.
Foram convidados para a palestra Arlene - representante do Conselho Tutelar, Fernando - chefe do departamento do Juizado de Menores, Os palestrantes explanaram sobre a importância da família para a boa educação dos filhos, Colocaram como responsabilidade dos pais educar seus filhos. 
A reunião teve participação de sessenta pais de alunos com seus respectivos filhos, comunidade escolar entre outros. Em breve estarei ilustrando esse  momento com imagens

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Coreografia

O primeiro ano da Escola Municipal Duque de Caxias nesta quinta-feira (26-07) apresentou uma coreografia da historinha de Chapeuzinho Vermelho, Foi um momento muito significativo na hora das apresentações da abertura dos trabalhos. Esse momento na escola tem sido cada dia mais significativo, pois, os pais tem entrado na escola e assistido os momentos da abertura da aula.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

O dia do amigo

No dia do amigo resolvemos realizar uma comemoração com os alunos para ver se eles assimilam o valor da amizade. Foi no finalzinho da tarde e o momento contou com teatro de bonecos, coreografias, músicas, dança e também teve pipoca. A turma esteve envolvida com as apresentações e foi muito legal.
Veja algumas imagens desse momento:

                                                Coreografia de uma música



                                               Olha a pipoca aí, gente

Roda de história

As alunas da UNEB em parceria com o primeiro ano da pró Jalcineide viveram um momento divertido com a coreografia do texto Pedro Limpo, Pedro Sujo. Os alunos se divertiram e ficaram todos atentos ao final da história. A aula tinha como objetivo discutir com os alunos as questões de higiene e propor formas de estar trabalhando as questões de higiene em sala de aula. As estagiárias estão trabalhando um projeto sobre regras de higiene e, essa foi uma etapa desse planejamento.
Pedro é um menino que não gostava de tomar banho, por mais que sua mãe pedia, implorava, Pedro não banhava. Um dia a mãe dele resolveu deixar Pedro de lado e não mais insistir para que Pedro tomasse banho e o menino sentiu-se incomodado com isso e resolveu mudar. Deixou de ser o Pedro Sujo e passou a ser o Pedro Limpo.
Veja algumas imagens

Roda de história


História contada pela estagiária da UNEB - Pedro Limpo, Pedro Sujo


                                                Olha aí o Pedro Sujo
                                                       Continuação da história

Momento de abertura

A abertura dos trabalhos da Escola Municipal Duque de Caxias tem sido um momento muito gratificante de troca de informações. Os alunos tem participado com coreografias, músicas, danças.  Os professores tem também contribuído de forma decisiva para o bom andamento das aulas. A cada dia temos mais alunos participando e também os pais tem assistido e foram convidados a também a dar sua contribuição nos momentos de abertura.
Veja algumas fotos desse momento:

Na sala do primeiro ano, momento da história na abertura dos trabalhos


O poeta Cláudio recitando poesia ( Cláudio faz parceria com a escola é estudante da UNEB)
Momento de abertura coletiva com os alunos


sexta-feira, 20 de julho de 2012

A abertura dos trabalhos

Quando os nossos alunos chegavam a escola, entravam diretamente para sala de aula, sem qualquer informativo ou ações que viessem ajudá-los a refletir sobre aquele momento. Foi solicitado dos professores que fizessem os momentos de abertura com informes, apresentações teatrais, momento para histórias e também apresentações dos trabalhos produzidos pelos alunos em sala de aula, relato do que foi feito com ou sem o UCA mas que tenha sido significativa. Vem acontecedo com muitas coisas interessantes. Em breve estarei mostrando alguns eventos importantes desse momento. 

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Selo UNICEF

A cidade de Irecê na Bahia está concorrendo ao Prêmio do Selo Unicef, que poderá vir fruto de um trabalho das escolas no ano de 2011. Nessa quinta feira (12/07), aconteceu no espaço UFBA a apresentação dos trabalhos realizados pelo município e a Escola Municipal Duque de Caxias também fez parte desse movimento. Montamos nossa oficina e apresentamos os nossos trabalho.
Veja alguns momentos da nossa escola

As nossas aluna representando as afro-descendentes



A cultura da áfrica, enfeites e pintura de cabaças



O trabalho com mandalas
 mandalas e a girafa um dos animais da áfrica

Animais da África



As cabaças e na mesa miniaturas realizadas com argila


O trabalho com pinturas em telhas e palhas de coco


terça-feira, 10 de julho de 2012

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Projeto para o segundo semestre

Nesse semestre a Escola Municipal Duque de Caxias irá trabalhar com o projeto: Criança cidadã, construindo e revivendo valores. O projeto tem como Tema geral: Escola Promotora de Bons Hábitos e Boas Maneiras: O aprendizado de valores, base para a formação do cidadão. 
Dentro desse tema e subtema iremos desenvolver atividades de pesquisas, produção de conhecimentos utilizando o UCA. Veja algumas das sugestões que temos para a unidade, sendo que elas serão etapas de uma gincana que culminará no mês de setembro:
1 - Trabalho com o folclore, sendo que para a gincana, teremos a apresentação dos trabalhos produzidos  em aula com o UCA, valendo uma devida pontuação;
2 - Confecção de um livro, sendo que cada grupo irá desenvolver projetos relacionados a um determinado gênero textual, como:
Primeiro ano - cantigas de rodas, parlendas
Segundo ano - fábulas
Terceiro ano - contos
Quarto ano -  lendas
Quinto ano - poesias 
3 - Apresentação sobre meio ambiente ( músicas, poesias, dramatização, teatro, outros);
4 - Brincadeiras:
Qual é a música?
Música com palavras chaves;
Quebra-cabeças
Jogo da memória
Dominó e bingo
5 - Pinturas, dobraduras e recortes
6 - Elaboração de textos espontâneos
7 - Trabalho com reciclagem, passeatas
8 - Palestras
9 - confecção de painéis e cartazes.

Em breve, enviaremos o projeto para que possa ser analisado. 
 

 

quarta-feira, 4 de julho de 2012

A caatinga

As turmas do primeiro ano da Escola Duque de Caxias, trabalhando em parceria com o projeto A Duque no Centanário de Luiz Gonzaga, trouxe o tema A caatinga como forma de trazer para os alunos uma realidade bem próxima como o nome das plantas da nossa vegetação.
Nas aulas foram utilizados vários momentos: primeiramente a pró propôs uma entrevista sobre quais plantas faziam parte da nossa vegetação. Num segundo momento apresentaram plantas de caatinga utilizando o data show. Nesse momento foi explorado o nome das plantas bem como sua imagem, sempre relatando quais elas conheciam e para que serviam.
Utilizaram o UCA tanto como forma de pesquisa sobre plantas, leitura e escrita de nomes de plantas, leitura de imagens com o UCA, observação e análise das funções dessas plantas.
Houve também uma comparação de algumas situações como as plantas no período de seca e como elas ficam quando chovem,
O encerramento foi como já relatado anteriormente, com o passeio a área da ESAGRI. 

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Projeto Centenário de Luiz Gonzaga

No dia 06 de junho a Escola Duque de Caxias reuniu-se para apresentar os trabalhos desenvolvidos nesse semestre sobre a vida de nosso Rei do Baião. As apresentações foram belíssimas como coreografias, sanfoneiros, músicas declamadas, quadrilhas, recital de poesias, coral com música de Luiz Gonzaga, painéis, culinária nordesina, entre outros.
Os alunos e professores estão de parabéns pelo empenho na realização das atividades propostas.
Veja abaixo alguns momentos desse evento.

Preparação para a dança


Organização do evento


O sanfoneiro fez a maior  forrozão
 Olha que galera linda que fez o coral



A garotada recitaram belamente poesias


Olha a farinhada da pró Lídia


Enilza entrou no forró também


A dança da peneira foi a maior animação
 Olha a quadrilha aí gente.
Ainda teve muito mais como comidas e muito forró.

Aula viva sobre a caatinga





A Escola Duque de Caxias programou para os alunos do primeiro ano uma aula viva no ambiente da ESAGRI  com o objetivo de mostrar na prática alguns temas discutidos em sala de aula como as plantas de caatinga, por exemplo. Nesse dia saímos da escola para essa instituição e realizamos várias atividades como:
visita a reserva da caatinga, observando plantas e nomes;
observação a alguns animais que lá existem;
piquenique debaixo de belas árvores;
brincadeiras na quadra da escola.
veja alguns momentos desse evento

Olha a tranquilidade da raposa...

 Veja as nossas belas árvores








terça-feira, 12 de junho de 2012

Poesia

A profesora Lidia se identificou tanto com o projeto de poesias trabalhado com seus alunos que virou poeta e das boas. Veja alguns poemas que seus alunos produziram.

A SECA NA NOSSA REGIÃO


EU SOU IRECEENSE
NÃO NEGO MINHA NAÇÃO
COM UMA SECA GRANDE DESSA
AINDA TEM AMOR NO MEU CORAÇÃO

LA EU TINHA A MINHA BOIADA
MAS A SECA FEZ TUDO ATRAPAIÁ
E AQUELA SECA MEDONHA
ME FEZ SAIR DO MEU LUGÁ

QUANDO VEJO NA MINHA FRENTE
UM REBANHO DE OVELHA ''PASSAR",
AS AGUAS CORRE DOS ÓIOS
E COMEÇO A CHORAR

LENBRO A MINHA BOIADA
QUE UM DIA VIR MORRER
POR CAUSA DA MEDONHA SECA
QUE ME FEZ MUITO PADECER.


RYAN LIMA RODRIGUES

A SECA

A nossa seca esta de rachar
se não chover
a barrage vai secar
e eu não sei o que fazer
se a barragen secar

A plantação de banana
esta sem molhar
por causa da seca medonha
que atingiu o meu lugar
Queremos chuva e não tem
os pastos estão secando
e os bichos também


João Pedro
Esses foram alguns dos poemas, a coletânia de todos os alunos encontra-se no livro do grupo.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Projeto de Poesia

A professora Lana Sobreira vem desenvolvendo um trabalho com projeto com o terceiro ano. Os alunos sentem-se motivados pois, são apresentados algumas situações de produção
ESCOLA: DUQUE DE CAXIAS
PROFESSORA; LANA SOBREIRA
PROJETO BRINCANDO COM AS PALAVRAS CRIANDO POESIA
ANO 3°
TURNO VESPERTINO
DURAÇÃO: II E III BIMESTRE

Justificativa

Pela necessidade de desenvolver a leitura e escrita dos alunos do 3° ano C da Escola Municipal Duque de Caxias,e também por acreditar que a poesia pode permitir que os alunos se apropriem da linguagem literária de uma forma lúdica pelo canto, pela mensagem, o encanto que existem nas palavras. Nessa linha de pensamento é que foi elaborado esse projeto e também pelo fato de perceber a disposição dos mesmos em participar da referida atividade ,quando foi feito o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos. Também para garantir aos alunos portadores de necessidades educacionais especiais de aprendizagem, oferecer um ambiente colaborativo entre professor e alunos no qual a capacidade de cada educando seja respeitada e onde pode-se afirmar que todos tenham oportunidade de aprender.

OBJETIVO GERAL
Familiarizar o educando com com a linguagem poética para que ele sinta prazer em ler, ouvir, produzir poemas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Adquirir conhecimento sobre o gênero literário poema
Conhecer a estrutura textual em questão
Ampliar o repertório literário
Recitar poesias explorando os recursos da oralidade.
Valorizar a sonoridade das palavras
Pesquisar sobre o gênero textual
Compreender a entonação em cada verso
Despertar o prazer pela leitura
Ler poesias de autores que escreveram e escrevem para o público infanto-juvenil
Conhecer e valorizar os poetas regionais principalmente os que escrevem para o público infanto-juvenil.

CONTEÚDO

Leitura
Característica do gênero textual: poesia
Pesquisa
Produção de texto e ilustração
Revisão ,coletiva, de texto
Revisão de textos produzidos

METODOLOGIA

Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos acerca do tema proposto
Apresentação do projeto aos alunos incentivando-os à participação
Levantamento de poesias e poetas que a turma conhece
Fazer uma lista dos autores preferidos da turma
Seleção de poesias pelos alunos
Organização de murais com poesias selecionadas pelos alunos
Declamação de poesias
Produção escrita, coletiva, e individual de poesias observando a estrutura textual
Pesquisa na internet de poesias infantis

PRODUTO FINAL
Sarau de poesias pelos alunos

AVALIAÇÃO

Ao final do projeto, espera-se que os alunos conheçam as características do gênero poético, diferenciando-o dos demais gêneros textuais.

RECURSO
Livros variados de autores de poesias infantis como: José Paulo Paes, Cecília Meireles, Vinícius de Morais, Eva funari, Sergio Caparelli entre outros.
Laptop, internet, caderno, atividades em suportes: folhas de ofício.

Projeto de poesia

A professora Lana Sobreira vem desenvolvendo um projeto de poesia com seus alunos do terceiro ano que culminará com a apresentação do livro produzido pelo grupo.Veja o projeto abaixo


ESCOLA: DUQUE DE CAXIAS
PROFESSORA; LANA SOBREIRA
PROJETO BRINCANDO COM AS PALAVRAS CRIANDO POESIA
ANO 3°
TURNO VESPERTINO
DURAÇÃO: II E III BIMESTRE

Justificativa

Pela necessidade de desenvolver a leitura e escrita dos alunos do 3° ano C da Escola Municipal Duque de Caxias,e também por acreditar que a poesia pode permitir que os alunos se apropriem da linguagem literária de uma forma lúdica pelo canto, pela mensagem, o encanto que existem nas palavras. Nessa linha de pensamento é que foi elaborado esse projeto e também pelo fato de perceber a disposição dos mesmos em participar da referida atividade ,quando foi feito o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos. Também para garantir aos alunos portadores de necessidades educacionais especiais de aprendizagem, oferecer um ambiente colaborativo entre professor e alunos no qual a capacidade de cada educando seja respeitada e onde pode-se afirmar que todos tenham oportunidade de aprender.

OBJETIVO GERAL
Familiarizar o educando com com a linguagem poética para que ele sinta prazer em ler, ouvir, produzir poemas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Adquirir conhecimento sobre o gênero literário poema
Conhecer a estrutura textual em questão
Ampliar o repertório literário
Recitar poesias explorando os recursos da oralidade.
Valorizar a sonoridade das palavras
Pesquisar sobre o gênero textual
Compreender a entonação em cada verso
Despertar o prazer pela leitura
Ler poesias de autores que escreveram e escrevem para o público infanto-juvenil
Conhecer e valorizar os poetas regionais principalmente os que escrevem para o público infanto-juvenil.

CONTEÚDO

Leitura
Característica do gênero textual: poesia
Pesquisa
Produção de texto e ilustração
Revisão ,coletiva, de texto
Revisão de textos produzidos

METODOLOGIA

Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos acerca do tema proposto
Apresentação do projeto aos alunos incentivando-os à participação
Levantamento de poesias e poetas que a turma conhece
Fazer uma lista dos autores preferidos da turma
Seleção de poesias pelos alunos
Organização de murais com poesias selecionadas pelos alunos
Declamação de poesias
Produção escrita, coletiva, e individual de poesias observando a estrutura textual
Pesquisa na internet de poesias infantis

PRODUTO FINAL
Sarau de poesias pelos alunos

AVALIAÇÃO

Ao final do projeto, espera-se que os alunos conheçam as características do gênero poético, diferenciando-o dos demais gêneros textuais.

RECURSO
Livros variados de autores de poesias infantis como: José Paulo Paes, Cecília Meireles, Vinícius de Morais, Eva funari, Sergio Caparelli entre outros.
Laptop, internet, caderno, atividades em suportes: folhas de ofício.

Caatinga

As turmas do primeiro ano da Escola Duque de Caxias estão trabalhando com nomes de plantas de caatinga. As etapas do trabalho foram pesquisas através do laboratório e UCA, apresentação de slides sobre plantas de caatinga e, posteriormente acontecerá uma aula viva num espaço reservado dessa vegetação.
Iremos com os alunos até a ESAGRI onde mostraremos aos alunos plantas e animais típicos dessa vegetação. Será sexta-feira (25/05). 

Poemas

Nessa bimestre está acontecendo com os quintos ano uma sequência de atividades sobre poesias. 
Primeiro momento - relato sobre poemas e poetas da região;
Segundo momento - resgatar as experiências dos alunos com poemas;
Terciro momento - apresentação de vários poemas para que os alunos conheçam a estrutura da poesia;
Quarto momento - apresentação de uma situação para que os alunos produzam. Em primeiro lugar eles iriam listar locais e fatos importantes da sua cidade. Em seguida produção de poesia com o tema Minha Cidade;
Após esse ensaio aconteceu a digitação nos UCAs e posteriormente foi salvo para que faça um livro sobre Coletânea de Poesias. Veja a poesia da aluna Tailane de Jesus Trindade.

Minha cidade

O sertão onde vivo
muitas vezes falta água
precisamos da chuva
e não podemos fazer nada.

P de muita chuva
na cidade onde nasci
para que acabe com a seca
e possamos ser feliz

O lugar onde vivo
é um lugar divertido
precisamos de muita chuva
para que melhore isso

Meu cordel termina aqui
Preste muita atenção
quem gostou da minha história
é quem tem Deus no coração.


A pró Lídia pretende dar continuidade ao trabalho de poesias. Ela irá fazer revisão coletiva e, posteriormente produzirá o livro.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Aula viva

Os alunos e professores dos quintos ano A e B da Escola Municipal Duque de Caxias após trabalhar sobre a seca do nordeste resolveram realizar uma aula ao vivo na Barragem Manoel Novais em Mirorós para observarem uma das consequências da seca em nossa região. Parte do evento está registrado no vídeo abaixo.
                                    A viagem


                                         

                                            A chegada na barragem


                                       
                                           
                                           Turma animada 




                                      Lote de banana irrigada


Aula ao vivo

Os alunos do quinto ano da Escola Municipal Duque de Caxias após trabalhar sobre a seca do nordeste resolveram realizar uma aula ao vivo na Barragem Manoel Novais em Mirorós. Parte do evento está registrado no video abaixo.

A Duque no Centenário de Luiz Gonzaga


A Esocola Duque desenvolveu o projeto A Duque no Centanário de Luiz Gonzaga. Na abertura trouxemos para a escola cordelistas da região, poetas, um locutor para falar da vida de Luiz Gonzaga. Entre os presentes estavam Americano, André Marques, Adehil, Cláudio.
Veja vídeos desse evento.


                                 A organização dos professores







Projeto A Duque no contenário de Luiz Gonzaga

A escola Duque vem trabalhando as questões da cultura nordestina com o Projeto sobre Luiz Gonzaga. A abertura do projeto foi um momento belissimo na escola.
Vejam registro desse momento na escola.






                                  palestra com o radialista Americano


                                  André Marques recitando poesias

                                  O nosso Adehio recitando cordel sobre Luiz Gonzaga

Projeto Toda a Escola Lendo por Trinta minutos




O mnicipio de Irecê-BA vem desenvolvendo um projeto que tem o tema toda a escola lendo por trinta minutos. A escola Duque faz esse momento toda segunda-feira das oito horas as oito e meia. No momento disponibilizamos livros da bibloteca para que os alunos escolham o da sua preferência e realizam a leitura.
Veja as fotos acima representam esse momento