CONSELHO DE CLASSE
OBJETIVO: DISCUTIR
SOBRE OS RESULTADOS APRESENTADOS NO BIMESTRE NOS ASPECTOS COGNITIVOS,
AFETIVOS, SOCIAIS, OUTROS, BEM COMO FORMAS PARA RECUPERAR CADA CASO
CONSIDERADO AS ESPECIFICIDADES.
PRIMEIRO MOMENTO:
ASSISTIR UM VÍDEO RELATANDO AS DIFERENÇAS
SEGUNDO MOMENTO: LER UM
TEXTO FALANDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO CONSELHO DE CLASSE
CONSELHO DE CLASSE
Esse vídeo foi apresentado num curso de educação especial pela Universidade Católica de Anápolis e, trouxe para o planejamento por acreditar que traz ideias essenciais que precisam ser considerada numa reunião como esta.
O texto que discutimos no conselho de classe foi justamente "A importância do Conselho de Classe"
A finalidade primeira dos conselhos
de classe é diagnosticar problemas e apontar soluções tanto em
relação aos alunos e turmas, quanto aos docentes.
Na prática acaba por avaliar alguns
alunos e/ou turmas e a própria prática pedagógica da escola.
Normalmente os conselhos acontecem
nos fins de bimestres, trimestres ou semestres, onde são discutidos
encaminhamentos pedagógicos, notas e comportamento de alunos.
Quando necessário o conselho de
classe decide se um aluno será retido ou não.
Se não é bem conduzido, o Conselho
acaba se atendo somente a questões dos alunos e suas notas e
comportamentos, sem avaliar a própria prática educativa da escola.
Ao invés de discutir o aluno de modo integral, os professores acabam
acentuando apenas seus pontos negativos.
Em uma escola onde a gestão
democrática é realidade, o conselho de classe desempenha o papel de
avaliação dos alunos e de auto-avaliação de suas práticas, com o
objetivo de diagnosticar a razão das dificuldades dos alunos, e
apontar as mudanças necessárias nos encaminhamentos pedagógicos
para superar tais dificuldades.
Para tanto, as reuniões do Conselho
não devem se ater somente aos momentos de “fechar as notas”.
Importante salientar que a gestão
democrática citada na LDB 9394/96 garante à equipe pedagógica e
aos professores da escola o direito de estabelecer os princípios,
finalidades e objetivos de seu Conselho de Classe e dos outros
mecanismos que a possibilitam.
Fontes
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação, 1996.
TERCEIRO MOMENTO:
DISCUSSÃO DAS FICHAS PREENCHIDAS PELOS PROFESSORES POR GRUPOS.
Enilza, parabéns sobre o blog, vc captou bem o objetivo dessa proposta. Estou curiosa para saber mais sobre a viagem à barragem com o quinto ano, assim que poder coloque informações sobre isso...
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