segunda-feira, 23 de abril de 2012

A Escola Municipal Duque de Caxias, nesta sexta-feira (20/04) no período matutino aconteceu o primeiro conselho de classe. A pauta foi a seguinte:

CONSELHO DE CLASSE

OBJETIVO: DISCUTIR SOBRE OS RESULTADOS APRESENTADOS NO BIMESTRE NOS ASPECTOS COGNITIVOS, AFETIVOS, SOCIAIS, OUTROS, BEM COMO FORMAS PARA RECUPERAR CADA CASO CONSIDERADO AS ESPECIFICIDADES.


PRIMEIRO MOMENTO: ASSISTIR UM VÍDEO RELATANDO AS DIFERENÇAS

SEGUNDO MOMENTO: LER UM TEXTO FALANDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO CONSELHO DE CLASSE


CONSELHO DE CLASSE

Esse vídeo foi apresentado num curso de educação especial pela Universidade Católica de Anápolis e, trouxe para o planejamento por acreditar que traz ideias essenciais que precisam ser considerada numa reunião como esta.

 O texto que discutimos no conselho de classe foi justamente "A importância do Conselho de Classe"

A finalidade primeira dos conselhos de classe é diagnosticar problemas e apontar soluções tanto em relação aos alunos e turmas, quanto aos docentes.
Na prática acaba por avaliar alguns alunos e/ou turmas e a própria prática pedagógica da escola.
Normalmente os conselhos acontecem nos fins de bimestres, trimestres ou semestres, onde são discutidos encaminhamentos pedagógicos, notas e comportamento de alunos.
Quando necessário o conselho de classe decide se um aluno será retido ou não.
Se não é bem conduzido, o Conselho acaba se atendo somente a questões dos alunos e suas notas e comportamentos, sem avaliar a própria prática educativa da escola. Ao invés de discutir o aluno de modo integral, os professores acabam acentuando apenas seus pontos negativos.
Em uma escola onde a gestão democrática é realidade, o conselho de classe desempenha o papel de avaliação dos alunos e de auto-avaliação de suas práticas, com o objetivo de diagnosticar a razão das dificuldades dos alunos, e apontar as mudanças necessárias nos encaminhamentos pedagógicos para superar tais dificuldades.
Para tanto, as reuniões do Conselho não devem se ater somente aos momentos de “fechar as notas”.
Importante salientar que a gestão democrática citada na LDB 9394/96 garante à equipe pedagógica e aos professores da escola o direito de estabelecer os princípios, finalidades e objetivos de seu Conselho de Classe e dos outros mecanismos que a possibilitam.
Fontes
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação, 1996.
TERCEIRO MOMENTO: DISCUSSÃO DAS FICHAS PREENCHIDAS PELOS PROFESSORES POR GRUPOS.

Um comentário:

  1. Enilza, parabéns sobre o blog, vc captou bem o objetivo dessa proposta. Estou curiosa para saber mais sobre a viagem à barragem com o quinto ano, assim que poder coloque informações sobre isso...

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