Escola Municipal Duque de Caxias
Direção – Mariene
Vices – Gardênia e Jú Paiva
Coordenadora – Enilza Martins
Projeto Escola e Família
“Educar é semear com sabedoria e colher com paciência.”
( Augusto Cury )
A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM PELA CRIANÇA
Tema: A importância da família na construção da aprendizagem pela criança
Introdução:
O projeto Escola X Família pretende debater sobre a importância da presença da família no processo de escolarização das crianças de maneira favorecer a construção de parceria no desenvolvimento das ações que favoreçam o sucesso escolar e social das crianças atendidas pela instituição.
O trabalho com esse tem como intuito promover uma interação significativa com os pais, os professores, os alunos, visando oportunizar vivências que possibilitem o refletir sobre o processo de desenvolvimento das crianças, para que possam assumir o compromisso com a aprendizagem informal e formal das crianças e adolescentes, colaborando com a construção de horizontes, que terão posteriormente impactos positivos em suas vidas
Justificativa:
A LDB 9394/96 traz o conceito de educação como sendo além da educação formal pois, é na família que a criança construirá valores que serão incorporados ao longo da vida e onde ocorre o primeiro processo de socialização que lhes permitirá traçar caminhos futuros. Conseguir trazer a família para a escola ampliara os conceitos formulados pela criança e ainda permitirá conhecer a sua cultura pessoal para que a escola possa valorizá-la. Pensando assim, há a necessidade de estarmos estreitando laços entre escola e aqueles que dela participam direta ou indiretamente, a família, uma vez que procure acompanhar o desenvolvimento da criança em todo o seu processo de aprendizagem, tanto no lar quanto na sua atividade na escola se envolvendo e participando com seus seus filhos.
A família, presente em todas as sociedades, é um dos primeiros ambientes de socialização do indivíduo, atuando como mediadora principal dos padrões, modelos e influências culturais (Amazonas, Damasceno, Terto & Silva, 2003; Kreppner, 1992, 2000).
Como a família constitui a unidade dinâmica das relações de cunho afetivo, social e cognitivo que estão imersas nas condições materiais, históricas e culturais de um dado grupo social, ela será um parceiro a mais na busca pelo cumprimento da nossa função social e nos ajudará a cumprir com a nossa meta, cada um fazendo o que lhes é de direito e não deixando todas as ações para a escola, de modo que o aluno possa desenvolver em todos os aspectos da vida pessoal, profissional e ter sucesso, pois, nossa meta é ajudar o aluno em suas necessidades em pareceria com a família.
Objetivo geral:
Promover oficinas como Desenvolver um trabalho coletivo no ambiente escolar incluindo a família no processo ensino-aprendizagem, como parceiros e colaboradores, estimulando o crescimento do aluno, resgatando o fortalecimento da auto-estima a fim de aproximá-los dos princípios desenvolvidos na escola como solidariedade humana, respeito, democracia, inclusão entre outros, para que possam argumentar sobre eles
Objetivos específicos:
Apresentar o funcionamento da escola e funcionários para a família para que possam conseguir a confiança para com o trabalho desenvolvido pela instituição
Fazer uma reunião mensal, bem como palestras e debates com a família e direcioná-la ao ensino dos alunos e não a indisciplina, mostrando-lhes as produções dos alunos;
Proporcionar aos educadores e aos pais momentos de reflexão acerca de questões relacionadas ao andamento da educação dos filhos e alunos;
Desenvolver atividades que trabalhem os valores familiares par que possam dentro do ambiente escolar e familiar perceber a importância do diálogo para a construção de valores e a resolução de conflitos;
Promover a integração entre família e escola, estimulando o rendimento e o comportamento escolar dos alunos;
Ressaltar a importância da afetividade e limites na escola e na família como fator primordial para o bom desenvolvimento do aluno;
Construir momentos de socialização de ideias e valores com os pais sempre pensando em quais horários serão convenientes para a família;
Trabalhar com oficinas que visem melhorar o convívio da família com a escola;
Incentivar os pais de participarem do conselho escolar e também a organizar uma associação de pais e mestres;
Elaboras cartazes sobre o tema “Família” tendo as datas comemorativas como norte;
Promover o dia da família na escola
Desenvolvimento:
Buscar Informações sobre a família, através de conversas ou entrevistas;
Origem do nome do aluno para formar a sua história;
Álbum do nome;
Pesquisa da família montando a árvore genealógica;
Trazer fotografias da família;
Mural com palavras mágicas que ajudam na boa convivência;
Ajudante do dia, como o trabalho com os monitores;
Dinâmica para acolher os pais em reuniões
Encontros com família através da reuniões e eventos;
Palestras com temas relacionada a estrutura famíliar atual;
Oficinas sobre tecnologia, artesanato, teatro, outras;
Exposições dos trabalhos realizados em aula;
Filmes que retrata temas relevantes da atualidade com enfoque nas relações familiares;
Passeio na casa dos alunos;
Promover jogos com a participação da família;
Metodologia:
Adaptar filmes sobre a família, construídos pelos alunos ;
Fazer mural da família (com fotos ou recortes), mostrando as diversas estruturas familiares, ressaltando a importância do amor, respeito, solidariedade, perdão, limites...;
Trabalhar filmes nos encontros de família que permite a reflexão sobra qual tipo de família convivemos?
Trabalhar com dinâmicas, brincadeiras, cantigas nos encontros com os paisp;
Perceber se na família, alguém possuem alguma habilidade artística e procurar valorizá-las através de apresentações, conversas nos encontros de família;(fuxico, produção de vídeos, outras) para que os pais possam estar participando da vida escolar do aluno;
Incentivar os familiares a estarem participando das oficinas que estão preparadas para os alunos sobre o uso do laptop;
Atividades:
Releitura de filme sobre a família;
Pedir para os alunos que pesquisem com seus pais e avós sobre a sua origem;
Recorte de revistas ou fotos da família para montar um mural sobre o tema;
Promover várias oficinas com a participação dos pais;
Convidar os pais para exposição dos trabalhos dos alunos
Promover um quadrangular em comemoração ao dia dos pais.
Recursos:
Humanos: profissionais da escola, família e todos que participar colaborando com o desenrolar do Projeto e secretaria de educação;
Materiais: CDs, DVDs, revistas, jornais, livros, uca, laptops,
Cronograma:
O projeto pode ser enfatizado nos meses de março a setembro, mês em que teremos o dia da família na escola, bem como trabalhado durante o ano de 2012.
DIA
MÊS
TEMA
DESENVOLVER
LOCAL
MARÇO
ABERTURA DO PROJETO NA PRIMEIRA REUNIÃO DE PAIS DA ESCOLA
Oficina com os monitores do projeto uca com a participação de pais
PRIMEIRA REUNIÃO
ESCOLA
ABRIL
PALESTRA COM A PSICÓLOGA ESCOLAR (AILANE)
TEMA: VOCÊ PODE TRANSFORMAR O MUNDO
SABER ESCOLHER
Ninguém é igual
As diferenças não atrapalham
OFICIA: COMO PRODUZIR VÍDEOS
GERVÁSIO
OFICINA COM OS MONITORES COM A PARTICIPAÇÃO DOS PAIS
GERVÁSIO
NOSSO MUNDO É BEM GRANDE, REPLETO DE PESSOAS COM CARACTERÍSTICAS, HÁBITOS, FAMÍLIAS DIFERENTES, MAS DEVEM CONVIVER EM HARMONIA UMAS COM AS OUTRAS.
A TECNOLOGIA FAZ PARTE DA NOSSA SOCIEDADE HOJE, PRECISAMOS NOS INTERAR PARA NÃO FICARMOS POR FORA DAS INOVAÇÕES.
O UCA É UM PROJETO PRIMORDIAL DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR, NECESSITAMOS CAPACITAR ALUNOS PARA QUE SEJAM MONITORES DURANTE AS AULAS
ESCOLA
LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
ESCOLA
MAIO (MÊS DAS MÃES)
CAFÉ DA MANHÃ OU CHÁ DA TARDE
EXPOSIÇÃO DE FILMES PARA AS MÃES
BRINCADEIRAS COMO A DANÇA DA CADEIRA
OFICINA DE BELEZA
REUNIÃO PARA ENFATIZAR O ENSINO E APRESENTAÇÃO DAS PRODUÇÕES DO PRIMEIRO BIMESTRE
O que é que poderemos fazer para tornar as atitudes positivas um hábito no nosso dia-a-dia?
ESCOLA
JUNHO
OFICINA – TECNOLOGIA NA ESCOLA
CONCURSO DE FORRÓ: PAIS DE ALUNOS
A VIDA UM GRANDIOSO PRESENTE PAR VOCÊ E PARA TODOS NÓS(palestra)
Cada ser humano é único no mundo, ENTÃO DEIXE AS SUAS MARCAS
LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
SÃO JÕAO NA ESCOLA
JULHO
OFICINA: CONFECÇÃO DE FUXICO
OFICINA – TECNOLOGIA NA ESCOLA
O nosso tempo é muito precioso para gastá-lo inutilmente. Se você traz a alegria e paz em tudo o que você faz, saiba que tudo concorre a seu favor.
ESCOLA
AGOSTO
QUADRANGULAR DE FUTEBOOL
LANCHE COLETIVO – DIA DOS PAIS
A família e a religião ensinam:
Conviver é estar junto, conviver é estar ao lado de alguém. Só convive bem quem respeita o outro.
CAMPO DA ESCOLA
SETEMBRO
CRESCENDO E APRENDENDO A CONVIVER
O DESFILE CÍVICO PRECISA CONTAR COM A PARTICIPAÇÃO DAS FAMÍLIAS É UM TRABALHO COLETIVO
EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS DOS ALUNOS
O ser humano tem a capacidade de transformar e de belas mudanças fazer para o bem de todos promover, assim é especial: pode inventar, pensar, imaginar...
NAS RUAS DA CIDADE
Obs: os trabalhos realizados em sala de aula estarão acontecendo durante todos esses meses a depender do planejamento do professor.
Conclusão:
É preciso acabar com o estigma de que a família é o único responsável pelos problemas disciplinares dos alunos, para tanto uma das ações seria que todos nós lutássemos pela permanência das nossas crianças com sucesso nas escolas para que possamos aproximar dos nossos educandos com sensibilidade e respeito fortalecendo a auto-estima e a motivação dos professores, familiares e alunos.
O sistema escolar, além de envolver uma gama de pessoas, com características diferenciadas, inclui um número significativo de interações contínuas e complexas, em função dos estágios de desenvolvimento do aluno. Trata-se de um ambiente multicultural que abrange também a construção de laços afetivos e preparo para inserção na sociedade (Oliveira, 2000).
Percebemos que a presença da família na escola é capaz de despertar na criança o interesse e a curiosidade e incentivar a sua aprendizagem. O aluno que tem a família presente desenvolve com maior facilidade em todos os aspectos. Por isso, buscamos com esse projeto mostrar a família o quanto é importante na formação dos filhos e estarem presentes na sua vida escolar. A criança que é bem amparada pelos pais no que se refere ao acompanhamento escolar se sente segura, autônoma e responsável. A participação das famílias junto a escola, reforça essa integração social e torna-se significativo o processo de ensino-aprendizagem. Esse processo ajuda a transformar ações e abre expectativas para a solução de possíveis problemas escolares.
Referenciais
Amazonas, M. C. L. A., Damasceno, P. R., Terto, L. M. S., & Silva, R. R. (2003). Arranjos familiares de crianças de camadas populares. Psicologia em Estudo, 8(especial),
Oliveira, Z. M. R. (2000). Interações sociais e desenvolvimento: A perspectiva sociohistórica. Caderno do CEDES, 20, 62-77.
SITES
http://scholar.google.com.br/scholar?q=a+import%C3%A2ncia+da+fam%C3%ADlia+na+escola&hl=pt-BR&as_sdt=0&as_vis=1&oi=scholart&sa=X&ei=N5tkT9XWDce9gAfHtvSjAg&ved=0CBoQgQMwAA
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